top of page

Escovação dos dentes nos pets - como fazer?


Os estudos mostram que a partir dos 3 anos de idade, 80% dos cães já apresenta algum grau de doença periodontal (o "tártaro"), que causa mau hálito, gengivite e em casos mais extremos, dor e perda dos dentes. Some-se a isso o fato de que a bactérias do tártaro são super patogênicas (perigosas) e geram inflamação sistêmica, podendo danificar precocemente os rins e o coração.

Se o tártaro já está presente em grau moderado infelizmente não adianta escovar. O melhor é procurar um bom odontólogo veterinário (em São Paulo, recomendo a dentista das minhas meninas, Dra. Pollyanna Tong) e agendar uma cuidadosa "limpeza de tártaro". A partir de então, você poderá passar a escovar os dentes do pet para prevenir a recorrência.

Recomendo a escovação diária, mas se não for possível, então feita em dias alternados. Assista a um vídeo que gravei ensinando a prática. É muito mais fácil e simples do que parece e leva só um minutinho. Não é preciso escovar a arcada dentária de baixo e nem a face interna dos dentes. Dedique-se a massagear em movimentos circulares a face externa dos dentes da arcada superior, afastando os lábios do peludo com os dedos.

Uso gaze (ou escova Bitufo, comprada em farmácias, indicada para o primeiro dentinho do bebê humano) e um pouquinho de pasta específica para cães ou mesmo óleo de coco (os cães geralmente apreciam o sabor e tem ação antisséptica leve). Mas JAMAIS use pasta de dentes humana; ela contém flúor e saponáceos que não devem ser ingeridos.

No vídeo, uso o gel fitoterápico orgânico da marca PetzLife.

Fica a dica! ;)

https://www.youtube.com/watch?v=7bEkSHOVy1k

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page